Comum nas décadas de 60 e 70 no futebol, a união de clubes montavam verdadeiros esquadrões, times quase imbatíveis, a exemplo do Santos e Vasco da Gama que se uniram para disputa do Torneio do Morumbi em 1957, tendo o Rei Pelé vestindo a camisa cruzmaltina em jogos memoráveis. A maior jogada de todos os tempos em Palhoça foi a união dos estilos Shotokan e Wado-ryu para representar a cidade nas competições oficiais no estado.
Foto: Alessandro Silva/KarateSC – Depois de grandes apresentações a comemoração dos palhocenses pelo 3º lugar geral.
Foi com a intensão de unir forças e fazer o Karatê de Palhoça resgatar o respeito no cenário estadual que as Associações União Wado-Ryu e Palhoça juntaram as equipes para representar o município de Palhoça nas competições oficiais das Liga Catarinense de Karatê (LCK) da Federação Catarinense de Karatê (FCK) e da Fesporte.
A primeira vez que isso aconteceu foi na Olesc de 2019, quando uma delegação composta por atletas das duas instituições de Palhoça, viajaram para a Cidade de Rio do Sul fazendo com que o nome da cidade voltasse a figurar em destaque no estado. O Karatê, modalidade que outrora já foi vencedora do JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina) no ano de 1992 com atletas que hoje são professores das associações envolvidas na parceria teve o Sensei Robson de Souza campeão do JASC (Associação Palhoça de Karatê) e o Sensei Ivo Alex Gamba, na época técnico da equipe e que hoje é da Associação União. Com tudo isso, história não falta para contar.
Em 2024, na Etapa Vale da Seletiva Regional, do Campeonato Catarinense de Karatê organizado pela FCK, a Associação União cedeu um atleta para a APK e trouxe um segundo lugar. No último dia 18, na 1ª Etapa do Estadual da Liga Catarinense de Karatê a APK cedeu 12 atletas a Associação União que trouxe o 3º lugar geral da competição. Ações de parceria que engrandecem o Karatê e mostram a importância da unidade na arte, promovendo e divulgando cada vez mais a modalidade se fortalece com a união de todos. “Para nós da APK foi muito importante a participação. Tivemos a possibilidade de treinar em alto nível atletas que estão no circuito estadual e nacional da CBK. Por outro lado, a importância do trabalho é indiscutível. Não há crescimento sem unidade, juntos sempre seremos mais fortes”, ressalta o Sensei Heverton da APK.
Foto: Alessandro Silva/KarateSC – Sensei Ivo presidente da Associação União, dedicou-se para que todos pudessem fazer a melhor apresentação. O resultado emocionou a todos os integrantes da delegação de Palhoça.
Já para o Sensei Ivo Alex Gamba, tudo foi perfeito. “Quero agradecer a parceria de todos. Palhoça figura hoje no cenário estadual e nacional pelo lindo trabalho que vem sendo feito pela APK e também aqui com a gente. Sabemos que podemos ir ainda mais longe e por isso estaremos prontos para os próximos desafios”, finalizou Sensei Ivo.
Respeito as instituições regulatórias do estado
Como as Associações Palhoça e União são filiadas a instituições diferentes e que regulam o Karatê de Santa Catarina, há por parte das diretorias uma preocupação muito grande quando o assunto é respeito a leis e normas impostas por cada federação. Por isso, os alunos que participam de atividades ligadas a instituição diferente das suas originais, são inscritos pela Associação que irá representar Palhoça em determinada competição. Um bom exemplo dessa parceria, acontece com o atleta Patrick Tank, aluno da Associação União e que é filiado a FCK pela APK, representando Palhoça juntamente com os colegas da Associação Palhoça nas competições oficiais realizadas pela Federação Catarinense de Karatê.
Além do intercâmbio que isso proporciona as Associações, o crescimento das mesmas vai na mesma medida, fortalecendo os laços técnicos e ampliando os conhecimentos dos professores, alunos e diretores das agremiações envolvidas. “Quando temos uma parceria que é de mão dupla, todos ganham muito com isso, mas acima de tudo o que se fortalece é a nossa modalidade.”, disse o professor Heverton da APK.
Os próximos passos das instituições de Palhoça, é promover um seminário técnico, que vai selecionar os atletas que irão representar a nossa cidade nas competições oficiais da Fesporte em 2024, na Olesc, Joguinhos e Jasc.
Confira algumas imagens exclusivas da delegação que representou a cidade de Palhoça: