Consolidar-se entre as mais importantes competições do estado, só foi possível por conta da credibilidade da Associação Palhoça de Karatê, seus dirigentes e professores, do trabalho realizado e da confiança do poder público, de empresas e empresários que acreditam no potencial do Karatê como fonte inesgotável de ensinamento educacional.
Foto: Especial – KaratêSC – A presença de pessoas tão importantes apoiando o evento confirma a trajetória correta e ilibada do trabalho realizado na APK junto ao Karatê de Palhoça e Santa Catarina. Na foto podemos observar o Dr.º Arno Rocha, parceiro da APK, Rafael de Oliveira – Gerente do Siccob Palhoça, Eritam José – Presidente da Federação de Karatê de Santa Catarina e o presidente da Escola APK, Sensei Heverton Alessandro que posam durante a abertura da Copa Palhoça no último dia 19 de abril.
A Associação Palhoça de Karatê, Escola APK, fundada em maio de 2019, vem ao longo dos anos se consolidando no cenário da modalidade e vencendo todos os desafios que se apresentam, utilizando de criatividade, disciplina e muita perseverança, com o objetivo de avançar ainda mais, como uma das mais qualificadas escolas de Karatê da Grande Florianópolis e do estado.
A prática de Karatê, além de desenvolver habilidades físicas, contribui significativamente para a formação de pessoas com valores como disciplina, respeito, autoconfiança e foco, tornando-se uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral. Escolas que se destacam nessa área, ao mesmo tempo em que promovem o desempenho esportivo, focam na construção de cidadãos conscientes e responsáveis, metas fundamentais da Associação Palhoça de Karatê desde sua fundação.
Foto: Especial – KaratêSC – A Escola APK tem como maior objetivo o aperfeiçoamento do caráter, por meio de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. Elementos de boa conduta e melhoramento da capacidade de concentração são atributos trabalhados todos os dias nas aulas e nos encontros.
Com a visão empreendedora, levando resultados positivos a sociedade em que impacta por sua presença, a Associação Palhoça de Karatê, atualmente encontra-se em fase de expansão, com Núcleos funcionando de forma regular na cidade de Palhoça e em São José.
O PONTO DE PARTIDA PARA A CRIAÇÃO, EXPANSÃO DE UMA METODOLOGIA INOVADORA DE ENSINO DO KARATÊ É REFLEXO NO CRESCIMENTO COM A ABERTURA DE NOVOS NÚCLEOS DA INSTITUIÇÃO E DE PROJETOS NÃO LIGADOS A APK.
Foto: Especial – KaratêSC – A Escola APK surgiu da vontade do Sensei Heverton Alessandro de fazer o Karatê da cidade crescer de forma organizada.
Em 2017, a Associação Horus de Karatê-Do, comandada pelo Sensei Robson de Souza abriu no CT Muniz no bairro Ponte do Imaruim, a primeira unidade em Palhoça. Na oportunidade quem coordenou a implantação foi o então Senpai Heverton Alessandro (Faixa-Roxa) e de lá para cá, o Karatê de Palhoça se trasformou e, sem dúvidas, reapareceu no cenário estadual. Foram muitas ações que mobilizaram e influenciaram vários karatecas da cidade, inclusive despertando professores que atuavam de forma isolada e sem muita expressão no município. Hoje, o cenário é bem diferente e Palhoça é um celeiro de grandes trabalhos no Karatê, tanto na parte docente, como dicente, apresentando grandes atletas representantes de Palhoça no cenário estadual.
Foto: Especial – KaratêSC – A cidade de Palhoça hoje é um celeiro de grandes trabalhos, ofertados de forma gratuita e que transformam vidas. Um bom exemplo disso, é o trabalho realizado pelo Sensei Emerson Schutz que desenvolve o projeto superação no bairro Brejarú.
Com Palhoça em franco crescimento, o esporte como num todo não tem ficado para trás. O município apresentou um investimento importante na área e a administração atual, capitâneada pelo prefeito Eduardo Freccia, tem se mostrado inclinado a atender as solicitações dos professores e instituições que fazem de Palhoça uma “mola propulssora” no esporte. Com a criação da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, ações diversas e que também estão fazendo a diferença junto ao Karatê marcam a gestão de forma positiva. Um exemplo disso, foi a criação do Bolsa Atleta que hoje beneficia e cria oportunidades a atletas de se manterem no esporte e representar a cidade nas mais diversas competições pelo estado, Brasil e mundo.
Foto: Especial – KaratêSC – A Fundação Municipal hoje é comandada pelo Presidente João Carlos Amandio – Bala, que a frente do esporte de Palhoça vem dando continuidade aos projetos e interligando as atividades nas mais diversas modalidades esportivas na cidade, justamente com o intuito de fortalecer a área e mostrar força junto ao município. “Nós precisamos sempre atuar em conjunto, para que os recursos e os benefícios possam ser alcançados por todos”, ressalta Bala.
Foto: Especial – KaratêSC – O Projeto Adote Um Karateca, que é realizado no Ginásio Nazareno Cândido, na Ponte do Imaruim, foi o grande propulsor de três núcleos da Associação Palhoça de Karatê que já dão frutos sob comando de alunos da instituição.
Criado antes da fundação oficial da Associação Palhoça de Karatê, ainda sob batuta da Associação Horus, o Projeto Social Adote um Karateca já atendeu mais de 500 alunos com aulas totalmente gratuitas todas as terças e quintas das 19 às 20 horas na Ponte do Imaruim. Este ano o projeto que é desenvolvido de forma totalmente voluntária pelo professor Heverton completará em junho, 6 anos ininterruptos de trabalho em Palhoça. Mantido com recursos advindos da Copa Palhoça, das ações da APK e pelas mensalidades pagas pelos alunos da Escola APK, o projeto já revelou campeões estaduais de Karatê e tirou da ociosidade dezenas de crianças que se tornaram adoslecentes melhores.
O Projeto Social Adote Um Karateca tem como meta a socialização do aluno junto ao meio que convive por meio do esporte educacional. Nas aulas o foco do trabalho não são socos e chutes, mas sim, o desenvolvimento humano e social de cada individuo buscando oportunidades de crescimento intelectual por meio do Karatê.
Nesta mesma linha de trabalho, o Sensei Marcos Nunes (foto abaixo) abriu no Sul do Município de Palhoça, na Passagem do Maciambú, uma outra unidade da Escola APK adotando como modelo, o Projeto Social Adote Um Karateca, com aulas nas terças e quintas de forma gratuita com alunos de 5 a 12 anos. Nunes que é formado 1º Dan de Karatê Shotokan pela Associação Palhoça de Karatê, é uma das referências positivas da instituição. “Nós ficamos muito orgulhosos ao ver que aquilo que pregamos e ensinamos nas aulas e nos encontros estão sendo absorvidos e passados a frente. Quando um aluno nosso nos brinda com o desejo de abrir um novo núcleo, de imediato buscamos auxiliar e colaborar para que isso aconteça. Nada pode ser mais positivo que o florescer do trabalho que realizamos. Fazer as coisas de forma transparênte faz desses empreendimentos um dos orgulhos do nosso trabalho”, disse o Sensei Heverton.
Foto: Especial – KaratêSC – O por meio de um aluno da APK e Sensei Marcos Nunes é realizado na Passagem do Maciambu, o Projeto Social Adote Um Karateca no sul do município.
Palhoça conta ainda com mais uma unidade da Escola APK que fica no bairro Nova Palhoça. Lá, o Senpai Bruno Moraes conduz as aulas nas terças e quintas no período da tarde e noite. O Núcleo Boos – Nova Palhoça funciona desde a metade de 2024 e já completou um ano de trabalho e encontra-se em pleno crescimento.
Foto: Especial – KaratêSC – O bairro Nova Palhoça conta com uma unidade da Escola APK, comandada por mais um aluno da instituição que desenvolve com excelência o trabalho de formação e ensino com a metodologia aplicada pelo seu corpo docente que está em constante aprendizado.
Foto: Especial – KaratêSC – O trabalho vem ganhando cada vez mais espaço e a cidade de São José ganhou o primeiro Núcleo APK sob a coordenação da Sensei Fabiana que a dois meses vem construindo um trabalho focado na educação e na formação da criança, pilares indissolúveis da arte marcial Karatê.