*Campeão olímpico prestigia abertura do maior JEP da história de Palhoça*
_Ex-jogador de vôlei Paulão, presidente da Fesporte, esteve ao lado do prefeito Eduardo Freccia em cerimônia realizada nesta segunda-feira (23), no Caranguejão.
Os maiores Jogos Escolares de Palhoça (JEP) da história tiveram início na tarde desta segunda-feira (23), com uma cerimônia que contou com a participação de um campeão olímpico. Paulo André Jukoski da Silva, o central Paulão, medalha de ouro com o vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, hoje presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), participou da solenidade, ao lado do prefeito Eduardo Freccia, de lideranças políticas e de profissionais ligados ao esporte e à Educação Física que têm uma trajetória intimamente ligada à história dos JEP.
“É um ambiente que eu gosto muito, um ginásio de esportes”, disse Paulão, diante de um bom público, que compareceu ao Ginásio João Ivo Martins (Caranguejão) para acompanhar a abertura do evento. Paulão disse que estava orgulhoso em representar o Governo do Estado na solenidade e argumentou que o esporte é uma das pastas mais importantes de uma gestão pública. “É um orgulho prestigiar e fazer parte dos jogos escolares, falar do quanto vale a pena investir no esporte, praticar, ajudar a equipe, ajudar os companheiros, e da importância que é fazer o melhor o tempo inteiro”, refletiu Paulão.
Diante dos olhares atentos de jovens estudantes com grande futuro no esporte, como a atleta de taekwondo Izabella Marcelino (medalha de ouro na Copa SC, que teve a honra de acender a pira olímpica dos JEP) e o jogador de vôlei Isaque Sizenando de Souza (que recentemente passou por seletivas para a seleção catarinense e teve o privilégio de realizar o juramento do atleta durante a cerimônia), Paulão contou que o esporte transformou sua vida e a vida de sua família, quando trocou o handebol pelo vôlei e viveu uma trajetória recheada de conquistas nas quadras.
Uma história que certamente serve de exemplo e enche de entusiasmo os jovens atletas que vão encarar os Jogos. Organizado em parceria entre a Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) e a Secretaria de Educação, o evento vai mobilizar 44 escolas e mais de 2.500 atletas, que vão disputar as categorias sub-13 e sub-16, em 14 modalidades.
“Quero desejar aos atletas que vão participar dos JEP, que façam uma boa competição. Com certeza, ninguém entra na competição se não for para buscar a vitória, mas que neste caminho, nesta busca, vocês possam aproveitar ao máximo e se divertirem muito, porque esse é o resultado final que fica a todos vocês”, disse o prefeito Eduardo. “Que seja uma retomada de grande sucesso para os JEP em Palhoça”, acrescentou, elogiando o trabalho de um “time de organizadores”, liderado pelo presidente da FMEC, Jeferson Ramos Batista; pelo secretário de Educação, Gean Medeiros; e, principalmente, pelo vice-prefeito Amaro Junior, incansável batalhador e um dos responsáveis pela organização dos jogos.
“É um legado que estamos deixando para todos vocês”, disse Amaro, relembrando da organização das primeiras edições dos JEP, nos anos 1980. “Hoje, teremos os maiores jogos escolares de Palhoça”, comemorou o vice-prefeito, pedindo empenho, respeito e dedicação aos atletas, mencionando os valores entoados no hino de Palhoça como lema dos fundadores do município, “trabalho, honradez e amor”.
A cerimônia de abertura foi prestigiada, também, por secretários municipais, por vereadores e pelo ex-deputado Nazareno Martins, que exaltou a qualidade esportiva do povo catarinense. “Vai ser a maior competição estudantil que Palhoça já teve”, declamou Nazareno, aplaudindo o investimento que o prefeito Eduardo Freccia dedica ao esporte.
A solenidade contou com representantes das escolas participantes, show de patinação artística e apresentação de coral. “Que vocês possam aproveitar cada momento destes 15 dias dos Jogos Escolares de Palhoça, que vocês aproveitem, desfrutem, e quero agradecer de coração a todos os professores de Educação Física, por vocês estarem incentivando o esporte nas escolas”, declarou Jeferson Ramos Batista.
“Sem esporte e sem educação, a sociedade não é nada”, refletiu o secretário de Educação de Palhoça, Gean Medeiros, que se disse emocionado com a organização do evento. “Tenho certeza de que vão ser 15 dias intensos de competição, de aprendizado, de união entre as escolas e a sociedade, e isso é o que importa. Que vençam os melhores, mas o que vale, realmente, é estar aqui, competindo”, definiu o secretário.
*Mais sobre os jogos*
As competições iniciaram nesta segunda-feira (23), com as primeiras medalhas na patinação artística, modalidade estreante nos JEP.
As modalidades coletivas em disputa são: futsal, handebol, basquete, vôlei e vôlei de praia. Nas modalidades individuais, os JEP terão: patinação, caratê, taekwondo, judô, jiu-jitsu, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e ginástica artística.
Além do Caranguejão (Centro), haverá competição no Caic (Passa Vinte), no Ginásio Nazareno Cândido (Ponte do Imaruim), no Clube 7 de Setembro (Centro), no Sesc (Jardim Eldorado), na Barra do Aririú e na Pedra Branca.
A competição vai encerrar no dia 12 de novembro, com as disputas do taekwondo.