Copa Palhoça 2024 – Open Estadual, a Copa de todos os caratecas

O Ginásio Nazareno Cândido foi o palco para delegações vindas de várias localidades do estado iniciar a participação na temporada de competições do Karatê em Palhoça. A Copa Palhoça de Karatê – Open Estadual terá três etapas e a primeira, em comemoração aos 130 anos de Palhoça foi um sucesso. Foi tudo feito com muito carinho.

Foto: Felipe/KarateSC – Durante a realização do evento, a preocupação maior sempre foi com os alunos, com o acolhimento e com a demonstração de carinho entre professor e aluno, entre todos os participantes. Na foto a Diretora Administrativa da APK Beatriz Carlota conforta o aluno Pedro que como tantos outros precisaram de amparo durante a atividade. 

Para alguns o último dia 20 de abril de 2024 ficará marcado na memória de forma diferente e especial. Muitos professores não estiveram na 1ª Etapa do circuito Palhoça de Karatê porque não entenderam a proposta, ou até mesmo por não conhecer o trabalho da APK.

Por isso, cabe a nós da Revista Karatê SC, informar, divulgar e acima de tudo, ressaltar a qualidade do que foi apresentado na competição. Desde a recepção à metodologia aplicada na fórmula para as disputas e tudo mais, foi pensado nos mínimos detalhes. O que se presou foi pelo bem-estar dos alunos, que em sua maioria não eram e não são atletas. “Nós planejamos fazer uma atividade muito parecida com uma competição oficial. Mas, não tínhamos em momento algum a intensão de colocar os alunos na condição de atletas de ponta, mas sim, dar a esses iniciantes uma chance de vivenciar um momento especial na trajetória de cada um, dentro do Karatê. Desde a escolha da da arbitragem a mesa de café que organizamos foi tudo feito com muito carinho”, ressalta a diretora administrativa APK, Beatriz Carlota.

Foto: Graziela/KarateSC – Os pais e mães da APK se reuniram e montaram uma deliciosa mesa de café. Durante todo o dia, as guloseimas estiveram a disposição dos técnicos e professores, da equipe de arbitragem e ao final do evento todos presentes no ginásio puderam participar do banquete. Carinho com os convidados não faltou.  

A Copa Palhoça – Open estadual foi criada com o intuito de oportunizar os alunos iniciantes desde faixas-brancas aos mais graduados uma experiência inesquecível. O espaço destinado a competição foi pensado de forma detalhada para que visualmente pudesse colocar esses alunos dentro de um ambiente que geralmente eles só veem no YouTube, quando o assunto é Karatê.

Foto: Alessandro Silva/KarateSC – Tudo foi organizado para que os alunos tivessem uma experiência especial, pois, muitos nunca participaram de uma competição oficial e foi essa também uma das intenções da APK.  

Humanizar o tratamento, seja pelos árbitros e ou pela organização foi um dos pontos que a direção da APK trabalhou e muito com a equipe de trabalho. “Desde o início tentamos mostrar aos professores que a competição é para todos os caratecas. Não importa se ele tem um mês de aula, se consegue fazer movimentos básicos, já pode participar da competição. Nós, professores, precisamos entender que a maioria dos nossos alunos não são e nunca serão atletas, mas, todos podem ser incentivados a se auto desafiar, o que vai ser muito bom no desenvolvimento socioeducativo de cada um. A Copa Palhoça veio com esse intuito. Que bom que alguns professores entenderam assim e puderam aproveitar essa chance de fidelizar o aluno.”, completou o professor Heverton.

Foto: Felipe/KarateSC – Cuidar de cada aluno foi também uma das missões dos professores que puderam acompanhar de perto cada apresentação, dando o suporte necessário no momento que precisavam. O importante foi cuidar de todos eles.  

Um bom exemplo do entendimento e reconhecimento feito a APK pela realização da Copa Palhoça veio da Associação Inoue-Há, do Sensei Paulo Roberto Dutra em áudio elogiou a competição. “…a competição foi maravilhosa, os meus alunos vieram maravilhados, todo mundo ficou feliz da vida. Se empolgaram, acharam muito legal e organizado, foi show. Se fosse para dar uma nota, seria dez com estrelinha. Foi um dos poucos campeonatos que eu tenha participado que estava tão organizado. A APK está de parabéns”, disse Sensei Paulo Roberto.

Foto: Graziela/KarateSC; Associação Inoue-Há, do Sensei Paulo Roberto Dutra em áudio elogiou a competição.

Além dele, outros professores manifestaram de forma positiva e já se comprometeram a retornar a Palhoça na segunda etapa, que acontece dia 13 de agosto desse ano.

Confira em detalhes como o palco da competição foi montado para receber os alunos e todos que estiveram no ginásio Nazareno Cândido em Palhoça.

« de 4 »
Rolar para cima
×