Copa Palhoça dos iniciantes faz sucesso

Competição prioriza alunos iniciantes e tem a finalidade de oportunizar uma experiência diferente das aulas nos Dojos a alunos que não participam de competições de alto rendimento. A Copa Palhoça chegou para ser de todos os karatecas. 

Foto: Graziela/RKSC: A competição premiou alunos iniciantes e experientes alunos/atletas das associações e clubes que prestigiaram a Copa Palhoça. 

O Karaté de competição é um meio que permite a um praticante fazer uma auto-avaliação técnica e emocional, que vai mostrar ao mesmo como está o seu desenvolvimento.

A Copa Palhoça priorizou duas modalidades simples para a competição, o kata e o kumitê, todas de formas individuais.

No Kata, o praticante procura o aperfeiçoamento pessoal e técnico, demonstrando a concentração, a disciplina e a capacidade de apresentar-se em público e mostrar as formas que aprende no Dojo. É uma apresentação “solo”, que requer muita dedicação. Alcançar medalhas e bons resultados nessa modalidade é uma conquista que depende do praticante, da sua determinação nos treinos durante a sua preparação.

Foto: Felipe/RKSC: A apresentação de Kata é um momento em que o praticante de Karatê, mostra toda a sua capacidade de concentração, desenvolvida ao longo dos treinamentos.  

No Kumitê não basta acertar os golpes no adversário, mas sim, fazê-lo de forma correta, baseando-se nos critérios técnicos de boa forma e precisão, sem machucar o oponente. No Karatê o controle é fundamental.

Foto: Felipe/RKSC: A pressão para quem precisa fazer um ponto sem que o seu oponente se machuque é grande e por isso, o treinamento correto reflete no tatame.  

Como em todas as modalidades, não basta a beleza dos movimentos (kata) e o alcance de pontos numa luta, é necessário um grande domínio físico e mental.

O Kata individual, define-se por uma apresentação de um kata, onde durante várias fases de eliminação, dois competidores executam cada um o seu kata e o vencedor é anunciado pelos árbitros através de bandeiras (HANTEI).

Diante desse enorme desafio que se apresenta uma competição de alto nível, a Associação Palhoça de Karatê decidiu abrir espaço para uma parcela de karatecas que em sua maioria não teriam possibilidades de vivenciar isso. Dar aos alunos iniciantes e até mesmo os mais experientes na arte, mas que não tem hábitos de competir, a possibilidade de apresentar essas qualidades foi o objetivo central da criação da Copa Palhoça. Não é que a Copa Palhoça não tenha atletas de ponta, bem pelo contrario, na primeira edição atletas da seleção brasileira desfilaram nos kotos (áreas de lutas) e fizeram bonito, abrilhantando o evento.

Dar oportunidades a alunos que não competem de forma oficial é a ideia central da competição. Assim, todos levaram uma medalha de participação, uma lembrança desse dia que com certeza ficará marcado em seus corações.

Confira mais fotos da Copa Palhoça 2024 – Open Estadual Palhoça 130 anos

« de 11 »

 

Rolar para cima
×