O Kumitê individual é uma arte especial e de formas ainda mais difíceis de serem aplicadas em um combate de alto nível. Por isso, a Escola APK de Karatê Shotokan, trouxe a Palhoça o técnico da seleção brasileira de Karatê, Sidnei Maciel para a condução de um curso de alto rendimento voltado a prática da modalidade.
Foto: Heverton Alessandro/KaratêSC – Os conhecimentos adquiridos nos trabalhos técnicos tem grande efeito quando aplicados nos combates. Buscar as formas corretas faz com que o atleta tenha uma possibilidade ainda maior de êxito, por isso, se dedicar muito nos treinos tem grande diferença.
No Kumitê colocamos em prática todas as técnicas que foram aprendidas tanto no Kihon como no Kata. O mais conhecido é o Shiai Kumite, onde são atribuídos pontuações por uma equipe de Arbitragem no decorrer do combate tendo ao final da luta um vencedor obrigatoriamente. Para o aperfeiçoamento é necessário treinar muito e com esse objetivo que a direção da Escola APK de Karatê Shotokan realizou um treinamento com o técnico da seleção brasileira de Kararê, Sensei Sidnei Maciel.
Sensei Sidnei esteve no Dojo APK no sábado, 10 de agosto e comandou um trabalho amplo de Kumitê, abordando várias competências a serem aplicadas na modalidade. O Curso que iniciou as 9h30min, teve a participação de 24 atletas de Palhoça, Florianópolis e São José. A direção administrativa preparou um café para recepcionar a todos e proporcionar uma experiência ainda mais especial, pois o congraçamento é algo que marca esse tipo de encontro.
Na parte da manhã, Sensei Sidnei desenvolveu atividades físicas explorando o potencial de cada atleta, mesclando informações e dados a serem aplicados no Kumitê durante os combates.
“É importante ressaltar ainda que o praticante de Karatê só tem a ganhar. A filosofia dessa arte marcial é voltada para o desenvolvimento pessoal e para o cultivo de uma vida saudável. Não é sobre violência, mas sobre buscar equilíbrio. E o melhor de tudo, o Karatê é recomendado para todas as pessoas, de adultos a crianças, homens e mulheres”, ressalta o Sensei Heverton.
No período da tarde, o trabalho se desenrolou ainda mais forte, com a formação de duplas e aplicações de técnicas que foram treinadas pela manhã. Sensei Sidnei criou cenários de combate que costumeiramente acontecem nas competições e observou as condutas de cada atleta diante deles, realizando correções e indicando novas possibilidades de decisões para buscar a vitória. “Nós precisamos treinar sempre imaginando as situações que acontecem nas lutas. Assim, nos preparamos de forma mais adequada”, orienta o Sensei Sidnei Maciel.
Foto: Heverton Alessandro/KaratêSC – Os atletas se revezaram durante a atividade e treinaram bastante durante ampliando os conhecimentos técnicos.
Ao término do Curso, os atletas e professores receberam um certificado de hora/aula, perfazendo mais de 6 horas de treinamento integral. Como sempre o cuidado com os visitantes é uma premissa da Escola APK de Karatê Shotokan que para manter a tradição entregou a esposa do Sensei Sidnei, a senhora Mayra Maciel e a Diretora Administrativa APK e Atleta Beatriz Carlota um lindo ramo de flores. Ao Sensei Sidnei Maciel, foi entregue uma lembrança e um Certificado de Mérito APK, pelo excelente trabalho desenvolvido no Curso e pelos serviços prestados ao Karatê do Brasil.
Foto: Bruno Moraes/KaratêSC – Ao lado do Sensei Heverton, Beatriz, Mayra e o Sensei Sidnei Maciel encerram a atividade que marcou o dia 10 de agosto como o dia que a APK virou a chave no que diz respeito a formação de equipes de rendimento.