Escola APK de Karatê Shotokan no Tanabata Matsuri de Florianópolis

Com o desejo de ampliar as ações e conquistar novos espaços é que a Associação Palhoça de Karatê participou no dia 7 de julho no Jardim Botânico em Florianópolis do Festival da Cultura Japonesa – O Tanabata Matsuri. Alunos realizaram uma apresentação de Kihon, Kata e Kumitê mostrando as formas, as belezas e as capacidades que o Karatê promove no ser humano. Dentre as mais importantes o respeito, a concentração e a disciplina.

Foto: Junior José de Souza/Divulgação – Alunos se apresentaram ao lado do Sensei Heverton e contagiaram a todos. 

A imigração japonesa no Brasil resultou no desenvolvimento de diversas cidades e comunidades nipônicas no país inteiro e apesar de o dia 18 de junho de 1908 ser considerado o marco da imigração japonesa no Brasil, com a vinda de mais de 750 japoneses a bordo do navio Kasato Maru, em Santos, nipônicos anteriormente já haviam pisado em território brasileiro.

Em Santa Catarina os japoneses começaram a formar colônias agrícolas a partir de 1961, buscando um lugar para se fixarem e viverem do cultivo da terra. As famílias se estabeleceram em sete colônias nipônicas, nos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, São Joaquim, Lages, Joinville, Caçador e Florianópolis. Em Florianópolis especificamente, os japoneses começaram a chegar ainda na década de 1950. Uma curiosidade é o fato de que foi o japonês Noboru Oda o responsável por trazer a primeira rede de cerco para a Ilha de Santa Catarina, na região da Armação do Pântano do Sul. A forma diferenciada de pesca promoveu a geração de renda e grandes benefícios à economia da região e do município.

Com essa breve introdução queremos apresentar a todos os caratecas a parceria que a APK está celebrando junto a Associação Nipo-Catarinense que é formada por apreciadores da cultura japonesa e exerce atividades de divulgação da cultura japonesa em Santa Catarina, estimulando o ensino da língua japonesa e promovendo cursos, palestras e exposições.

Sob comando do Sensei Heverton, os alunos apresentaram-se de forma organizada e especial, divulgando e promovendo a arte no ceio florianopolitano, difundindo as raízes e as tradições do Karatê criado em Okinawa por seu fundador, Sensei Gichin Funakoshi. A Escola APK de Karatê Shotokan, com sede em Palhoça, com duas unidades em funcionamento, uma na Ponte do Imaruim e outra no Bairro Nova Palhoça, cumpre sua missão de manter as bases indissolúveis da arte marcial japonesa em território catarinense, preservando as peculiaridades que o Japão historicamente sempre se destacou. #Oss

Para conhecer um pouco mais da Cultura Japonesa e a Associação Nipo-Catarinense, você pode acessar o site da instituição:

https://nipocatarinense.org.br/ 

Confira mais sobre o evento na galeria de fotos:

 

 

 

Rolar para cima
×