Exame de Dan eleva alunos APK a Faixa-Preta 1º, 2º e 4º Dan’s

Foi um dia histórico para a Associação Palhoça de Karatê – APK. Oito Faixas-Marrons participaram do Exame de Graduação de Dan e avançaram ao primeiro degrau dentre os Faixas-Pretas e, agora, integram um seleto grupo de homens e mulheres que concluíram uma etapa árdua de treinamento, após anos de dedicação e estudos.

Foto: Jeferson Douglas Campos / RKSC: Comandado pelo Sensei Robson de Souza, o Exame Superior de Dan, teve uma exigência altíssima. 

O sábado, dia 9 de dezembro de 2023 foi marcado por fortes emoções no Dojo APK. Com apenas 4 anos de fundação a Associação Palhoça de Karatê (APK) realizou o seu primeiro Exame Superior de Graduação de Dan. As atividades iniciaram as 8 horas da manhã, com a recepção e um café oferecido pela diretoria da APK e encerraram-se às 17 horas, com a entrega de um lindo diploma emoldurado, entregue de surpresa por familiares.

A Associação Palhoça de Karatê é filiada à Federação Catarinense de Karatê e, alicerçada no seu Estatuto promoveu o Exame Superior de Graduação de Dan, amparada nas leis, regulamentos, e preceitos do Karatê Shotokan mundial. O Exame de Dan foi conduzido pelo diretor técnico da APK, o Sensei 6º Dan Robson de Souza. A banca formada por professores da APK também foi um diferencial importante, na formação dos novos Shodans: Sensei Luiz Norato -2º Dan, Sensei Magne dos Santos – 2º Dan e Fabrício Nascimento – 4º Dan, formaram a comissão avaliadora que teve ainda como observador convidado, o Sensei Robson de Souza Junior, da Associação Hórus de Karatê Shotokan, que acompanhou de perto, todos os procedimentos adotados na avaliação dos candidatos.

Foto: Jeferson Douglas Campos / RKSC: A Banca avaliadora do Exame foi composta por professores da Associação Hórus e da APK. Todos Shotokan. 

Após a conclusão das provas escritas, foi realizado o Exame de 2º e 4º Dan’s, que contou com a participação do Sensei Heverton Alessandro e Magne dos Santos, que concluíram com êxito a graduação de 2º Dan Shotokan. Para a graduação e 4º Dan, o Sensei Fabrício Alex do Nascimento foi testado por meio de avaliação técnica, teórica e prática, apresentando os Katas previstos e os kihons solicitados pela banca avaliadora. Além disso, eles apresentaram um vasto repertório dos seus conhecimentos técnicos, mostrando a qualidade do treinamento que praticam desde o início da prática do Karatê.

Foto: Jeferson Douglas Campos / RKSC: Os professores Fabrício, Heverton e Magne também foram testados e exigidos pela banca avaliadora. 

Neste dia, aconteceu a graduação de três alunos Faixas Roxas para Marrom

A graduação dos 2º Kyus para 1º Kyus (Faixas-Marrons) na APK segue o mesmo ritual de graduação dos Shodans (Faixas-Pretas), justamente para capacitar os futuros Faixas-Pretas da APK e prepará-los para o futuro de responsabilidades.

 

André Luiz Alves de Medeiros (12 anos), Antony Machado (12) e Nathaly Krauss (16), são alunos que percorreram árduos caminhos de treinamento na APK desde as suas iniciações no Karatê. Assim, chegaram para a graduação com uma excelente qualidade técnica, posta à prova durante mais de 2 horas de exigentes movimentações teóricas, técnicas e práticas. A banca avaliadora cobrou e exigiu dos candidatos a faixa marrom, tanto quanto dos que avançaram para a Faixa-Preta. “Olha, nós estamos muito felizes com a demonstração de qualidade dos alunos. Eles fizeram além do que é cobrado. Poucas associações que conheço, dedicam seu tempo para a formação técnica como nós, e isso, foi demonstrado no exame da Nathaly, do André e Antony. Estou orgulhoso”, ressaltou o Sensei Heverton.

Foto: Jeferson Douglas Campos / RKSC: Alunos 2º kyus sendo testados durante o Exame. 

 

Para os Faixas-Marrons, a pegada foi ainda mais dura

 

Ainda no período da manhã, iniciou a parte prática do Exame de Dan, para os candidatos ao Shodan (1º Dan). Por partes, eles apresentaram evoluções de kihon, foram sabatinados pela banca e pelo Sensei Robson, demonstrando também, apesar da pressão exercida pela atividade, uma boa performance.

 

Foto: Jeferson Douglas Campos / RKSC: Sem moleza. Faixas Marrons foram exigidos ao extremo. 

Após um intervalo para almoço, os candidatos a Faixa-Preta, retomaram os trabalhos e, das 13hs às 17 horas passaram por longa e cansativa prova técnica e prática, além de, apresentarem diversas posturas e posições de mãos, pernas e braços, mostrando os seus conhecimentos intelectuais na arte.

“Sabemos que a cada um dos formandos é imputado a uma pressão diferente. Alguns sentem na parte prática, deixando um pouco o seu nível de apresentação aquém do normal. Já, outros, sentem na parte intelectual, acabam travando na hora que são perguntados sobre algum movimento e execuções, mas, não tenho a menor dúvida, que o que vimos hoje foi o suficiente para qualificar cada um, dos agora, Faixas-Pretas APK. Aos formados, meu desejo de contínuo estudo e dedicação ao Karatê e a APK. Parabéns a todos! ”, disse o Sensei Robson de Souza.

 

Conheça os formandos Shodan APK – Faixas Pretas 1º Dan de Karatê Shotokan:

 

Carlos Rogério Tonussi recebeu das mãos do Sensei Fabrício Nascimento e Sensei Robson de Souza o seu diploma de 1º Dan Shotokan. 

Cauã Rodrigues da Silva recebeu das mãos do Sensei Heverton e sua mãe Ivanilde Rodrigues o seu diploma de 1º Dan Shotokan. 

Marcos Vinicius Joaquim Nunes recebeu das mãos do Sensei Fabrício e Sensei Magne dos Santos o seu diploma de 1º Dan Shotokan. 

Rafael Wilson Zoccoli recebeu das mãos do Sensei Fabrício e Sensei Robson de Souza o seu diploma de 1º Dan Shotokan. 

Ricardo Pedro da Silva recebeu das mãos do Sensei Magne dos Santos e do Sensei Robson de Souza o seu diploma de 1º Dan Shotokan.

 

Terezinha Aparecida Rodrigues de França recebeu das mãos do Sensei Fabrício e Sensei Robson de Souza o seu diploma de 1º Dan Shotokan. 

Ullysses Tokio Shibata recebeu das mãos do Sensei Fabrício, Luiz Norato e Robson de Souza o seu diploma de 1º Dan Shotokan.

 

Vitor Augusti Ouriques recebeu das mãos do Sensei Fabrício e Robson de Souza, juntamente com o seu pai Fabrício o seu diploma de 1º Dan Shotokan.

 

Emoção com a presença dos familiares

 

Após o término das atividades, da entrega das faixas e diplomas protocolares do Karatê, a diretoria da APK, juntamente com os familiares realizaram uma surpresa aos formandos. Os familiares aguardaram pacientemente fora do Dojo APK, sob orientação da diretora geral e administrativa Beatriz Carlota o momento certo para surpreender os formandos, que tomados de emoção receberam um lindo quadro com as suas novas graduações. Ao adentrarem a área de tatame, era visível a emoção que tomou conta de todos, marcando esse momento como um dos mais emblemáticos nas trajetórias vitoriosas de cada família ali presente. Foi um momento ímpar. “O Exame de Dan é um momento especial e que deve ser tratado com muito zelo por quem vai participar, mas também por quem organiza. Ali, estão trajetórias de vidas, que se confundem com o Karatê, portanto, pensamos em cada passo, em cada ação, para que esse fosse, o dia mais feliz de cada novo Faixa-Preta da APK”, encerrou o Sensei Heverton, presidente da Associação.

 

Pouco antes da entrada dos familiares, os concludentes 1º Dan e 1º Kyu posaram para a foto histórica. 

 

Confira mais fotos do nosso Exame de Graduação Superior de Dan APK 2023

« de 23 »
Rolar para cima
×