Intercâmbio movimenta escolas e estilos diferentes em Palhoça

A Associação União de Karatê Wado-kai recebeu no dia 6 de setembro professores e alunos da Associação Palhoça de Karatê para realização de um intercâmbio entre estilos e aproximar ainda mais as escolas de Karatê da cidade, na busca de mais conhecimentos.

  Na sede da Escola União no Bairro São Sebastião, o encontro uniu o Karatê Shotokan e Wado-Ryu.

Foto: Beatriz Carlota/Revista Karatê SC

As associações União e Palhoça de Karatê reuniram-se na quinta-feira, dia 6 de setembro no Dojo (Local de Treinamento) da Associação União, no bairro São Sebastião em Palhoça, com o intuito de ampliar os conhecimentos técnicos e táticos da prática do Karatê.

Sob comando do Sensei Ivo Alex Gamba, os professores e alunos das duas escolas, a União do estilo Wado-Ryu e a APK de Karatê Shotokan treinaram em busca de conhecimentos técnicos que melhoram a prática da modalidade, tanto na área esportiva, como na área de defesa pessoal. A Associação Palhoça comandada pelo professor Magne dos Santos, levou 10 integrantes para a participação desse primeiro encontro, que teve ainda a presença do Sensei Heverton que desta vez ficou responsável pelas imagens do trabalho.

Segundo o Sensei Heverton, a ideia é registrar as movimentações para que possam praticar também após o encontros, pois, será produzido conteúdo em vídeo para disponibilizar aos alunos das duas escolas.

Durante a atividade foram apresentadas pelo sensei Ivo e seu aluno Clovis e também professor da Escola União, técnicas de empunhadura e torções, a fim de diversificar possibilidades dentro dos bunkais (Aplicações) nos katas (formas sequenciais)  das técnicas empregadas no combate corpo a corpo, numa possível luta em um emprego das técnicas na defesa pessoal.

    Sensei Clovis desenvolveu técnicas de aproximação, quedas e torções durante o encontro. 

Foto: Alessandro Silva/Revista Karatê SC

Os alunos praticaram as técnicas apresentadas e ampliaram de forma significativa as suas visões quanto ao desenvolvimento dos movimentos treinados dentro do Karatê. Para o professor Magne dos Santos, foi uma oportunidade de ampliar as visões gerais do Karatê, fugindo um pouco das formas treinadas em ambas as instituições – Sabemos que cada escola, tem como objetivos a prática do Karatê e todas fazem com excelência esse trabalho. Porém, contudo, esses encontros promovem o aumento do conhecimento, ampliam os nossos campos de visões e trazem para cada um de nós um repertório ainda mais amplo e capacitado na busca de um Karatê mais forte e completo, com uso não só no campo esportivo, como no da defesa pessoal. Avalio que foi muito produtivo nosso trabalho neste encontro – disse.

Já o Professor Ivo ressaltou a importância de nossas escolas estarem unidas dentro da cidade – Não há outro caminho, senão a promoção de encontros como esse na busca de mais conhecimentos. Nós precisamos continuar a ter esse tipo de visão, dessa forma, dentro de Palhoça, teremos o retorno que desejamos, com o reconhecimento do poder público, do meio privado, e acima de tudo, com isso, também o fortalecimento das nossas escolas como instituições de ensino – Ressaltou Sensei Ivo.

« de 3 »
Rolar para cima
×